sexta-feira, 18 de março de 2011

Olá meus queridos.... tudo bem com vocês?

Então hoje o assunto do blog vai ser um pouco diferente.... como ja fiz 2 postagens falando de assuntos relacionados a fonoaudiologia, mas percebi que não fiz o mais importante... explicar para vocês o que vem a ser a fonoaudiologia, já que infelizmente é uma area ainda não muito conhecida no Brasil....

"A fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções estomatognáticas, orofaciais e na deglutição.

E hoje existem 5 especialidades reconhecidas pelo conselho de fonoaudiologia... Vamos conhecer mais sobre elas?:

Audiologia. Por meio da audição é que se adquire, normalmente, a comunicação oral. Doenças na gestação, infecções de ouvido, uso indiscriminado de medicamentos, exposição a ruídos intensos e outros podem causar alterações auditivas, comprometendo a comunicação e a qualidade de vida do indivíduo.

Linguagem. É a especialidade que trabalha com os aspectos que envolvem a comunicação oral e escrita. O seu desenvolvimento dá-se desde a infância até a idade adulta. Pessoas com problemas de comunicação (expressão e compreensão) podem ter dificuldades na sua integração social e profissional.

Motricidade. Nesta especialidade, o fonoaudiólogo habilita/reabilita funções relacionadas a respiração, sucção, mastigação, deglutição, expressão facial e articulação da fala, propiciando melhores condições de vida e de comunicação.

Saúde Coletiva. É um campo da Fonoaudiologia voltado a construir estratégias de planejamento e gestão em saúde, no campo fonoaudiológico, com vistas a intervir nas políticas públicas, bem como atuar na atenção à saúde, nas esferas de promoção, prevenção, educação e intervenção, a partir do diagnóstico de grupos populacionais.

Voz. Representa a identidade do indivíduo, pois expressa seus sentimentos. É produzida pelas pregas vocais e quando estas não funcionam adequadamente, a voz é alterada, podendo ficar rouca, abafada, soprosa, comprometendo o trabalho e a vida pessoal. O fonoaudiólogo previne, avalia e trata os problemas da voz falada (disfonias), cantada (disonias) e ainda aperfeiçoa os padrões vocais.



E em relação as areas de atuação do fonoaudiólogo... são tantos os locais...

Clínicas particulares, centros auditivos, aeroportos, hospital do câncer e outros hospitais, indústrias, bercários,reabilitação de pacientes queimados, diagnóstico auditivo, diagnóstico de tontura e zumbido, testagem e adaptação de aparelhos auditivos, equipe de implante coclear, equipe de monitoramento cirúrgico neurológico e cardíaco, escolas, indústrias, unidades básicas de saúde (UBS), telemarketing, corais de música, televisão, cinema, teatro, gestão empresarial, consultoria de empresas na área da comunicação oral e escrita, estética facial, pesquisa, docência, Forças Armadas do Brasil.


Bom acho que pelo pouco que escrevi deu para saber um pouco mais dessa ciencia da saúde tão linda e apaixonante que é a fonoaudiologia... qualquer dúvida tem os links ai do lado do meu twitter, orkut, vocês podem entrar em contato comigo!

Beijooss meus queridos... e bom final de semana!

Nenhum comentário: